O que é o Google AdSense?

Imagem: O Que é Google AdSense
A publicidade online, há alguns anos atrás, vinha sido feita de modo muito semelhante às mídias convencionais como televisão ou, mais precisamente, como jornais e revistas. Isto por que não tinha muito com o que comparar, então éramos obrigados utilizar modelos conhecidos.

Você acessava um site qualquer e por toda parte haviam banners gigantes com anúncios de quem estivesse disposto a pagar o preço cobrado pelo espaço. Mas haviam muitos problemas com esse tipo de publicidade, especialmente pelo fato de não estarem aproveitando todo o potencial que a internet oferece. Felizmente, muita coisa mudou.

Com certeza você já passou por uma situação em que você procurava um produto qualquer em uma loja online, como uma bicicleta, e apareceu um banner ou pop-up anunciando uma geladeira ou um carro.

Você pode até perceber que existe uma certa ligação entre uma bicicleta e um carro, mas não seria mais interessante se ao invés disso te fosse mostrado um anúncio de um capacete, ou roupas de ciclismo ou qualquer produto relacionado? Qual anúncio seria mais provável que você clicasse?

Bem, foi isso que os criadores de produtos Google pensaram e criaram o AdSense, um sistema que direciona anúncios relevantes para o tipo de conteúdo da página.

Não só o AdSense vai direcionar anúncios relevantes para seu site como também vai facilitar seu trabalho, já que agora você não precisa mais procurar anunciantes que queiram usar seu site nem negociar valores, o AdSense cuida de tudo isso, você só precisa criar conteúdo de qualidade e atrair tráfego para seu site.

O AdSense vai te fornecer um código que você insere no seu site (não se preocupe, você não precisa saber programar) e pronto, um anúncio relevante ao seu conteúdo será apresentado nos locais que você especificar.

O Google tem tecnologia capaz de navegar seu site e, literalmente, ler seu conteúdo e com as informações sobre seu conteúdo, o sistema busca em seu banco de dados por anunciantes com produtos relevantes e com isso apresentar anúncios segmentados, é por isso que SEO é tão importante.

Cada vez que um visitante clicar em um anúncio em seu site você recebe uma comissão, o quê vai acontecer com mais frequência, agora que o anúncio é relacionado com o assunto que está na página.

Tudo isso também é uma mina de ouro para os anunciantes, com mais cliques de pessoas interessadas em seus produtos, mais vendas vão fazer e, com isso, vão anunciar mais, é um ciclo onde todo mundo ganha.

Com tudo o que tem a oferecer, é claro, que existem regras para utilizar o AdSense.

Primeiro você não pode forçar ou pedir ao visitante que clique no anúncio, além de limitar a quantidade de anúncios que você pode colocar em cada página, por isso você tem que se focar em criar conteúdo de qualidade, garantindo assim melhores anúncios e melhor comissão por clique. Além disso, esta limitação te obriga a melhorar o design do seu site de forma a ter melhor posicionamento dos anúncios para não atrapalhar a experiência do visitante.

Você terá acesso à ferramentas e relatórios que ajudam a entender o que se passa com os anúncios, quais têm melhores resultados e como você pode melhorar o desempenho.

Todas as transações são realizadas e gerenciadas pelo Google, você não tem contato com o anunciante ou com o processo de cobranças e pagamentos.

Todo o processo é elegante, simples e eficaz para qualquer pessoa envolvida, dos visitantes do site aos anunciantes, esta é uma das razões pelas quais o Google é conhecido por seus produtos inovadores.