O AdSense Mudou a Internet

Imagem: O AdSense Mudou a Internet

No ano de 2003, quando o AdSense foi lançado, a internet funcionava muito como uma revista: tinha artigos dos mais diversos assuntos, sites de empresas e propagandas. O problema é as propagandas não eram parte do conteúdo e tomava maior parte do site, onde deveria existir conteúdo de qualidade.

O AdSense mudou a forma de como os sites exibem seus anúncios, mas não foi só isso, mudou também a forma que os anunciantes criam suas campanhas e até a vida de alguém visitando um site e agora já faz parte da vida de todo mundo que usa internet.

Antes do lançamento do AdSense os anunciantes já estavam utilizando o Google AdWords. Com ele se tornou possível publicar um site e mostrá-lo nos primeiros resultados de pesquisas do Google. O AdWords encurtou o caminho necessário para conseguir resultados com um site, você não precisava mais se preocupar com as dificuldades e custos de SEO e todo o tempo necessário até que a página chegasse ao topo das pesquisas.
O AdWords é uma forma rápida e realista de conseguir lucros em contraste com uma estratégia de longo termo.

Com o AdSense, os anunciantes têm a oportunidade de mostrar seus anúncios em qualquer site da internet, sem precisar que o visitante procure, especificamente, por seu produto. Isto permitiu maior alcance e menor custo de publicação, já que o alvo não era mais o primeiro resultado das pesquisas. Permitiu também que donos de sites pudessem monetizar seus seu conteúdo e gerar receita de forma mais fácil.

Tudo que os anunciantes precisam fazer é descobrir algumas palavras-chave que sejam relacionadas aos seus negócios e criar uma campanha no AdWords. Tudo que o dono do site precisa fazer é selecionar um espaço em seu site para exibir anúncios. O AdSense em conjunto com AdWords cuida de todo o resto.

É por esta habilidade de poupar tempo de anunciantes e donos de site é que estas ferramentas se tornaram tão populares.

A maior mudança causada na internet pelo AdSense, provavelmente, foi com relação aos publicadores (os donos de sites). Antes era necessário grande esforço para fazer um site se sustentar, agora muita gente está usando seus sites como forma principal de renda.

Isto tudo motivou os publicadores a criar conteúdos de melhor qualidade, facilitando assim agregar anúncios que sejam de interesse de seu público, se convertendo em melhores experiências para os usuários da internet.

Agora os publicadores podem se preocupar mais em como o conteúdo será mostrado em seus sites, melhorando a forma a qual os usuários interagem e menos preocupações com aspectos econômicos, como manter a lucratividade do site. Mesmo que seja investido um bom tempo para adaptar o AdSense ao conteúdo, não existe investimento financeiro.

Não é surpresa a explosão de aparecimento de Blogs quando o AdSense foi lançado alguns anos atrás. Qualquer pessoas podia, simplesmente, escrever uma página sobre qualquer assunto de seu interesse e gerar renda através do AdSense.

Outra coisa que o AdSense mudou foi a forma em que o usuário casual da internet se comporta. Antes as pessoas já eram acostumadas a ignorar banners e anúncios (a mente humana tem poderes muito interessantes), a situação é diferente quando se tratam de anúncios integrados ao conteúdos, em especial anúncios de texto.

Hoje em dia as pessoas passam algum tempo olhando os anúncios, por quê? Principalmente pelo fato de que todo o sistema traz um sentimento de confiança no anunciante. As pessoas acham mais difícil ignorar um anúncio de texto que um banner, não acredita? Preste atenção quantas vezes você lê um anúncio de texto em um artigo de blog sem ao menos perceber que está lendo.

Outro ponto importante é que graças à esta capacidade de ignorar banners, este tipo de publicidade está se tornando cada vez menos lucrativos e, com o tempo, vão deixar de existir, o que é uma coisa ótima!

Claro que toda moeda tem dois lados, e com o AdSense não é diferente, também existem pontos negativos. Por exemplo, com tantas facilidades, pessoas criam sites com o único propósito de rodar anúncios.

Existe também o problema do “click fraud”, onde cliques artificiais são feitos nos anúncios, cliques são feitos pelo próprio dono do site, incentivar, ou mesmo forçar, o visitante a clicar em um anúncio, tenho certeza que você já clicou em um anúncio sem ter a intenção. Mas o Google tenta conter este tipo de prática, quando identificado um click fraud, o usuário da conta tem sua conta cancelada, sem direito de receber a receita gerada.

Desta forma o Google AdSense está transformando a forma que a internet funciona e, principalmente, como é feita a propaganda online. Assim, aqueles que têm boas ideias, as escrevem e ganham direito. Aqueles que procuram conteúdo, as encontram mais facilmente e aqueles que querem atrair consumidores para seus produtos, podem fazer isto de forma mais direcionada.

O AdSense mudou a internet dando suporte aos interesses econômicos dos empreendedores e oferecendo utilidade aos consumidores.