Transformando Tráfego Em Receita Com AdSense

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Se você está utilizando AdSense em seu site há algum tempo e sente que não está gerando tanta receita quanto poderia, em 99% dos casos, você está certo. Muitos de nós sentimos a frustração de não ganhar tanto quanto esperamos com nossos sites e a causa é o nível de tráfego e, principalmente, a taxa de cliques em anúncios.

Existem muitas formas que você pode transformar o tráfego que você já tem em seu site em receita, vamos analisar algumas destas formas. Durante a leitura, tente imaginar como cada um dos casos se aplica ao seu site.

A primeira coisa que você deve se preocupar é em adequar o conteúdo do seu site para receber anúncios AdSense, isto sem comprometer a qualidade e originalidade do conteúdo. Isto é particularmente difícil se você gerencia um fórum, já que você não pode controlar o conteúdo escrito pelos participantes, entretanto, mesmo nestes casos, é possível.

Para conseguir isto, você precisa analisar seu site e descobrir quais as palavras chave predominantes (se você já sabe, melhor ainda). Esta é uma técnica básica de SEO (Search Engine Optimisation) conhecida como “keyword density verification” ou verificação de densidade de palavras chave. Existem muitas ferramentas online para este propósito, muitas delas gratuitas.

Com esta lista de palavras você faz uma busca em outra ferramenta, como a ferramenta de palavras chave do Google AdWords, para definir qual desempenho destas palavras bem como descobrir novas palavras que você pode utilizar para melhorar o desempenho do seu site.

Agora você terá uma lista de termos com grande potencial de buscas e cliques. Utilize esta lista quando for criar seu conteúdo, mas lembre-se de que o foco deve ser o visitante do site, não as palavras chave, se você exagerar na quantidade de palavras, além do material ficar sem sentido e de difícil leitura, como o Google pode considerar como SPAM e seu site não mostrará resultados positivos.

Com palavras chave de qualidade, os anúncios exibidos serão os que têm melhor taxa de convenção, ou seja, mais pessoas clicam, e também que têm melhor pagamento por clique. Em conjunto essas duas qualidades vão aumentar consideravelmente a receita do seu site.

É também muito importante que você mantenha seu site sempre atualizado com conteúdo novo e de qualidade. Quanto mais páginas ou artigos seu site tiver, maiores as chances de que visitantes vão encontrar o que eles procuram e, consequentemente, serão exibidos anúncios mais relevantes, aumentando a probabilidade de serem clicados.

O tamanho e posicionamento dos anúncios também é muito importante, bem como as cores. Quantas vezes você já abandonou um site que estava visitando porque um anúncio cobria o conteúdo? Sei que eu saio imediatamente.

Este é um assunto muito abrangente, entretanto, tente adequar os tamanhos e posições dos anúncios de acordo com o tema e layout do seu site. Os tamanhos mais comuns (e que têm melhores resultados) são: Retângulos  336x280 e 300x250 e skyscraper 160x600 (geralmente na barra lateral).

Em páginas com conteúdo longo, anúncios no formato skyscraper têm bastante resultados, simplesmente por terem mais exposição na tela e o leitor fica mais tempo em contato com o anúncio.

Se o seu site trata de notícias ou curiosidades, uma boa posição para os anúncios é no final da página, pois é onde o visitante está quando termina de ler o artigo e começa a procurar outras coisas.

Quanto mais longo o conteúdo da página, mais anúncios podem ser inseridos, entretanto, não exagere, pois além de atrapalhar o conteúdo, o AdSense pode marcar como SPAM e você não terá nenhum resultado. Maior quantidade também significa que serão exibidos anúncios com menor desempenho. Manter 3 anúncios por página já é suficiente, use sempre o bom senso.

Certifique-se também que você escolhe o melhor padrão de cores para os anúncios. Cores chamativas ou exageradas não atraem cliques, pelo contrário, atrapalham a experiência do usuário e vão afastar seus visitantes.

Com os “anúncios automáticos” do AdSense ficou muito mais fácil inserir anúncios em seu conteúdo, tudo que você precisa fazer é inserir o código no site e a ferramenta adiciona e posiciona os anúncios de forma a gerar mais engajamento do seu visitante. A ferramenta também toma conta das cores dos anúncios, utilizando padrões que melhor se identificam com o design do seu site.

Durante a configuração dos blocos de anúncios você tem oportunidade de visualizar como serão exibidos e fazer as alterações necessárias.

Acima de tudo, respeite sempre as políticas de uso do AdSense, seja na questão do conteúdo ou “click fraud”.

É claro que existem muitas outras formas de converter o tráfego do seu site em receita AdSense, mas com estas que discutimos você já terá uma base sólida para aprimorar e customizar a experiência dos seus visitantes bem como aumentar sua receita ao mesmo tempo, especialmente se você está iniciando.